As relações entre frequentadores, proprietários e empregados de um prestigiado restaurante de São Paulo são as pedras de toque para descortinar uma ácida visão da crise brasileira.
Entram em foco as mais surpreendentes situações de aproximação e conflito entre diferentes raças e classes sociais, de várias regiões do país, revelando, sem qualquer concessão, a impossibilidade de uma cultura nacional homogênea.
Como documentário é falso.
Não há uma só cena que não tenha sido encenada. Dessa sucessão de cenas autônomas sai o mais lúcido e cruel retrato que o cinema brasileiro fez do País nos últimos anos.
Bianchi investe contra a hipocrisia social e o mito de harmonia racial que somente serve para mascarar a tragédia brasileira.
Não há uma só cena que não tenha sido encenada. Dessa sucessão de cenas autônomas sai o mais lúcido e cruel retrato que o cinema brasileiro fez do País nos últimos anos.
Bianchi investe contra a hipocrisia social e o mito de harmonia racial que somente serve para mascarar a tragédia brasileira.
No tempo da ditadura dizia-se que este era um país que ia para a frente.
Alimentam-se hoje outras fantasias aquilo que o diretor chama de clichês esquizofrênicos, otimistas e cínicos.
Alimentam-se hoje outras fantasias aquilo que o diretor chama de clichês esquizofrênicos, otimistas e cínicos.
Será o Brasil um país cronicamente inviável?
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