O filme “Sonho Tcheco” (Czech Dream – Cesky sen) nos traz um reality show de dois estudantes de cinema que preparam seu trabalho final com uma abordagem polêmica:
O poder de persuasão da propaganda nas pessoas e o consumismo alienado.
Assim, eles criam as peças publicitárias, slogans e músicas para um hipermercado chamado “Sonho Tcheco” que não existe e não existirá.
Depois convidam todo mundo para a grande inauguração e assistem a reação das pessoas ao ver que não existe hipermercado nenhum.
Girando em torno desse tema central, somos levados a refletir sobre o quão verdadeira é a voz da publicidade, quanto estão nos enganando com propagandas aproveitando essa onda de consumismo exagerado.
Girando em torno desse tema central, somos levados a refletir sobre o quão verdadeira é a voz da publicidade, quanto estão nos enganando com propagandas aproveitando essa onda de consumismo exagerado.
Teoricamente existe uma ética a ser seguida ao tentar vender o nosso produto, não podemos enganar ou trapacear os consumidores, clientes e eleitores. Mas na prática isso não se aplica. Por um lado pela impunidade, pelo outro pela ganância.
O filme está centrado em um consumismo alienado e o poder de manipulação da mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.