Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês.

Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês -->

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Documentário - Mea Maxima Culpa: Silêncio na Casa de Deus

Este documentário analisa os casos de pedofilia dentro da Igreja Católica, seguindo os traços que vão desde o primeiro caso relatado até a reação do Vaticano aos fatos.

A Igreja Católica, regida pela tradição da mordaça, é constantemente acusada de acobertar casos de pedofilia envolvendo padres. 
Eis que o premiado cineasta Alex Gibney toma como ponto de partida a denúncia de quatro homens surdos, decididos a desmascarar Lawrence Murphy, sacerdote que abusava rotineiramente de meninos matriculados numa escola para crianças com deficiência auditiva na década de 1960, para questionar a própria culpa da Igreja. 
Com requintes de crueldade, Murphy escolhia os garotos cujos pais não dominavam a linguagem dos sinais, entrincheirando-os no silêncio e, assim, minimizando o risco de ser delatado.

A estrutura de Mea Culpa: Silêncio na Casa de Deus é feita desde a tomada de depoimento dos envolvidos, passando pela dramatização de alguns acontecimentos capitais e chegando até ao confronto das vítimas com seu algoz, na ocasião aposentado e no gozo de benefícios ofertados pela Santa Sé.

Mea Culpa: Silêncio na Casa de Deus indica uma vocação política ao mostrar a Igreja Católica enquanto instituição preocupada com a proteção de seus interesses, ao lançar olhar crítico às condutas direcionadas, sobretudo, à permanência (a qualquer custo) de peças-chave dentro da organização episcopal. 
Sobra até para João Paulo II e Bento XVI, acusados de, em medidas diferentes, passar a mão na cabeça de figuras ligadas à pedofilia que traziam benefícios financeiros à Igreja. Alex Gibney ataca frontalmente um dos mais respeitados estandartes da sociedade ocidental, expondo algumas de suas muitas formas de corrupção, questionando a santidade desse sistema mais preocupado com a hegemonia do que propriamente com os fiéis que, sem saber, dizem ‘Amém‘.
Áudio - Legenda PT/BR
Formato Vídeo - AVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.