Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife).
No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother.
Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa.
O filme constrói um rico painel sensorial sobre a arquitetura e faz da Avenida uma via de encontros e desejos.
O documentário de Gabriel Mascaro busca a captura de um lugar, imprimir na tela a atmosfera de Brasília Foemosa e a pulsação de seus habitantes. Para isso, articula o filme da maneira mais simples possível: filmar as ruas e a arquitetura decadente, mas ao mesmo tempo se aproximar da população em uma câmera que se integra ao ambiente sem modificá-lo, apenas ali instaurada a observar. Essa escolha se revela bem-sucedida à medida que Avenida Brasília Formosa congrega um olhar de dentro (plano) para fora (espectador) em total sintonia entre proposta e realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.