Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês.

Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês -->

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Documentário - Ai Weiwei: Sem Perdão - [Ai Weiwei: Never Sorry]

Neste documentário entramos na visão do grande artista e arquiteto chinês Ai Weiwei, reconhecido internacionalmente por seu contundente ativismo contra o regime político do país através de um valioso recurso: a arte.

"A inquietude de Ai Weiwei, o artista que, entre outras coisas, criou o estádio olímpico chinês para depois condenar a maneira como a China usava as Olimpíadas, é impressionante e encantadora. 
Libertário e engajado como poucos artistas hoje em dia, Ai Weiwei, o homem, é razão suficiente para que um documentário sobre ele seja, no mínimo, interessante, mas o filme de Alison Klayman tem um mérito que o torna essencial: em vez de apenas registrar a arte e o processo de criação de seu personagem, a cineasta parece interessada, na mais simples da hipóteses, em traduzi-lo, e na mais complexa, em capturar seu espírito.

Isso explica porque a diretora dedica grande parte de seu longa a momentos que mostram, mais do que Ai Weiwei na intimidade, a sua essência inquieta.

"Ai Weiwei: Sem Perdão" equilibra-se entre o retrato do artista e o documento do ativista, mas busca descortinar o homem, revelando a história de seu pai, apresentando a existência de seu filho, dando voz a sua mãe depois que ele é libertado do cárcere: “estou feliz em vê-lo bem”. 
O homem Ai Weiwei está no centro do filme. 
Desta forma, Klayman consegue celebrar sua arte, registrar sua política e, de certa forma, traduzir seu espírito. Fica mais fácil decifrar o que está por detrás da imagem ameaçadora daquele homem grande que nunca sorri e aponta o dedo para a câmera. Ali, está um inquieto genuíno."
Áudio - Legenda PT/BR
Formato Vídeo - AVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.