Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês.

Ganhe no Mínimo: $300 Dólares Por Mês -->

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Documentário - A Revolução Virtual



1º Episódio - Liberdade na Rede?

Com o seu nascimento, a Internet propôs-nos um mundo de comunicação sem fronteiras, onde a informação é partilhada entre os utilizadores e o seu acesso é rápido, simples e gratuito. 

No primeiro episódio desta série, analisaremos quem estão por trás das redes de informação e se realmente são tão livres como, a priori, podem parecer. 
Conheceremos as entranhas da Wikipedia, veremos como se dirigiu a campanha eleitoral online do presidente Obama ou que função têm os controladores de blogues. 
Além disso, entraremos no mundo do software livre e dos download's, e conheceremos o cenário jurídico e o debate atual e aproximaremos das consequências que tudo isso tem em indústrias como a da música.
Áudio - PT/BR
Formato Vídeo - AVI

2º Episódio - Inimigo do Estado?


Na rede não importa de onde você é.
De fato alguns predizem que o conceito de comunidade global está diminuindo a idéia de estado ou nação.
Ainda que alguns estados estejam contra-atacando e utilizem a rede para os seus próprios interesses, uns como método de controle, outros para censurar, e até alguns para fazer a guerra.

Vemos, por um lado, como o Twitter ajudou as pessoas a se organizarem e protestarem por algo que acreditam, e por outro, como a Internet contribui para promover ideologias radicais e alimentar movimentos terroristas.

Somos os cidadãos mais vulneráveis ao controle por parte do Estado graças à Internet?
Inovações como eBay ou PayPal estão contribuindo para a americanização do planeta?
Áudio - PT/BR
Formato Vídeo - AVI


3º Episódio - O Preço do Gratuito

A web parece estar desafiando todo o sentido econômico que conhecemos. 
Se o acesso à maioria dos Sites Web são gratuitos, o que conseguem em troca todas as empresas que gastam fortunas nos seus Sites web?

Neste novo negócio da informação a moeda de câmbio, não é tanto o dinheiro físico como os dados e características do potencial utilizador do meio web. 
Assim vemos como a nossa privacidade se dilui, se trafica com ela, a favor dos interesses econômicos das grandes empresas virtuais. 
Neste episódio aproximaremos do trabalho dos anunciantes para descobrir o que teclamos no Google e o que estariam dispostos a pagar por influir no resultado do que vemos quando teclamos "Procurar". 

No entanto, o Google está aprimorando-se para o desenvolvimento de redes sociais como o Facebook que requerem chaves de acesso. 
Áudio - PT/BR
Formato Vídeo - AVI

4º Episódio - Homo Interneticus


O  mundo Online permite mostrar aquilo que mais gostamos em nós num mundo virtual. 
Mas, seremos na realidade uns coelhinhos da Índia fazendo parte de uma experiência global? 

Alguns especialistas falam dos perigos da web no nosso cérebro e nas nossas relações, e das consequências negativas que provoca a falta de delimitação entre a identidade pública e a privada.

Aproximaremos de histórias que falam de tudo isso: Jenny Kaye conta-nos como através de Webcams instaladas na sua casa mostrou toda a sua vida online e as graves razões pelas quais sete anos depois se desconectou; um grupo de Blogueiros falam do bullying e das ameaças de morte que receberam através da rede; e um psicólogo questiona as mudanças na natureza das relações humanas quando os amigos são pessoas que não conhecemos e com as quais uma pessoa se relaciona através deste mundo online.

Áudio - PT/BR
Formato Vídeo - AVI

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.